quinta-feira

BOTINA VELHA, O ESCRITOR DA CLASSE



ATIVIDADE DE LEITURA

6o. ANO A/B - PROFa. CICÍLIA FRAZÃO

OBJETIVO: - desenvolver a capacidade de resolução de problemas; - ampliar os horizontes no tempo e no espaço; - tomar posição em relação à leitura lida; - valorizar a leitura como instrumento de entretenimento e de aquisição de conhecimentos; - desenvolver habilidades de leitura para fins de estudo e selecionar fontes de informação.

LIVRO:  Botina Velha, o escritor da classe
AUTOR: Jair Vitória
EDITORA: Atual


1) Leia o trecho de um depoimento de Vicente, trabalhador rural de 42 anos abaixo e responda ao que se pede:

"Tá muito difícil trabalhar na roça, o maquinário do patrão é cheio de palavras que nem o gerente está sabendo direito. Imagina nós, os peões. O que fazer? Tem que aprender a ler aquelas coisera toda; tem que ir pra escola, ou então é mandado embora." (In: Orlinda Corrijo Neto. Alfabetização e trabalhadores. Goiânia: UFG, 1997.)

O que se pode entender, a partir desse depoimento, a respeito da relação dos trabalhadores rurais com os estudos, atualmente? Faça uma pesquisa sobre o modo de vida desses trabalhadores e os motivos pelos quais eles não frequentam a escola.


2) Em vários momentos do livro, faz-se referência à literatura de cordel, expressão literária de origem europeia que se tornou muito popular no Brasil, sobretudo no Nordeste. Faça uma pesquisa e descubra a origem da palavra, os poetas mais conhecidos, os temas mais abordados e outras coisas sobre literatura de cordel.

3) Faça uma ilustração de uma parte do livro “Botina Velha, o escritor da classe” que você mais gostou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário